Como anunciado com exclusividade pelo Diário, as tratativas para a realização de um passeio de trem turístico em Santa Maria estão mais próximas de virar realidade em 2023. As conversam começaram ainda em 2022, mas devido a impasses, foram temporariamente suspensas. Agora, após uma reunião entre representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e prefeitura de Santa Maria, o projeto volta para a pauta. Isso é o que informou o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, em entrevista à CDN 93.5FM.
— No fim, houve alguns impasses e não foi possível prosperar com essa ideia. Mas esse ano o diretor dessa associação, juntamente com a Associação dos Amigos da Gare da nossa cidade, nos procuraram para ver se ainda havia interesse da nossa parte e para acertar alguns detalhes. Já demos o sinal verde para eles — afirma Decimo.
A ABPF, junto com os Amigos da Gare, vai elaborar um plano que será entregue à empresa Rumo, que é a proprietária da concessão dos trilhos da região. A estimativa é que, na metade do ano, entre junho e julho, já sejam feitos passeios experimentais durante dois finais de semana. Os passeios deverão sair da antiga estação de Restinga Sêca e seguirem até a Gare de Santa Maria. No caminho, devem haver paradas para atrações.
— Esse roteiro tem um potencial muito grande. Nós podemos fazer uma parada em Arroio do Só, um distrito que tem muito artesanato identitário, tem a questão da culinária. Enfim, eu acho que nós podemos efetivamente potencializar isso. Os nossos artistas locais podem participar, alegrando esse passeio dentro do próprio trem. A ideia é que esse passeio saia da Estação Ferroviária de Restinga Sêca por volta das 7h30min e faça esse trajeto até a nossa gare. Nós vamos ter que ter toda uma preparação para recepcionar esse público. Podemos e devemos fazer no período da tarde toda uma programação, explorar o nosso Centro Histórico, Vila Belga, Avenida Rio Branco.
Além desse itinerário, o vice-prefeito afirma que, em turno inverso, passageiros poderão sair de Santa Maria para Restinga Sêca.
— Para o turno que sai de tarde, na manhã, nós faríamos também alguma atividade aqui na nossa cidade. Quem sabe podemos mobilizar o Brique da Vila Belga. Então, são várias iniciativas que podem acontecer e efetivamente.
A confirmação da possibilidade da linha turística deve ocorrer ainda neste mês, assim que a ABPF e a Rumo entrarem em acordo. Conforme Decimo, a recepção da pré-proposta pela Rumo foi positiva. Os bilhetes serão vendidos antecipadamente pela internet.
Revitalização da Gare
Foto: Diário (Arquivo)
A restauração do conjunto que compõe a Estação Férrea de Santa Maria, a Gare, é assunto há alguns anos. Durante 2022, o processo se arrastou sem que as obras efetivamente começassem. Como os prédios são tombados pelos órgãos de preservação municipal, estadual e nacional, diversos ajustes precisaram ser feitos, o que atrasou os planos iniciais. Agora, com a possível criação da linha de trem turístico, a revitalização pode estar mais perto de sair do papel, é o que presume Rodrigo Decimo.
— Então, todos os projetos que nós fazemos, precisamos submeter a essas três instâncias e houve algumas observações, algumas necessidades de adequações e é por isso que esse projeto está ainda tramitando. Uma expectativa minha é que ainda neste mês de março, nós tenhamos esses projetos já concluídos e com isso nós possamos fazer a abertura de um processo de licitação para a recuperação de todo aquele prédio da Gare — diz Decimo.
A expectativa do vice é de que, entre abril e maio, já haja condições de se dar início às obras, desde que apareçam empresas interessadas e que apresentem propostas. O prédio deve estar pronto ainda em 2023.
— A partir do final deste ano ou início de 2024, nós esperamos entregar para Santa Maria um espaço ressignificado, renovado e com atrativos gastronômicos, mas também com muita cultura com muita movimentação artística — destacou.